fbpx

Filtro de Categorias

O que é Geoprocessamento?

O que é Geoprocessamento?

Conceito não pode ser confundido com todo o conjunto das geotecnologias, como o Sensoriamento Remoto, a Cartografia e os Sistemas de Posicionamento Global (GPS).

O Geoprocessamento, como conceito, evolui com o crescimento da utilização de seus métodos e técnicas. É notório que a classificação de ambientes segundo suas múltiplas características, o planejamento e a gestão de ambientes são campos técnico-científicos beneficiados pelo uso do Geoprocessamento. Um efeito perverso da utilização do Geoprocessamento são as tentativas de sua definição.

Um caso emblemático “desavisado” considera como Geoprocessamento todo o conjunto das Geotecnologias, ou seja, o Sensoriamento Remoto, a Cartografia, os Sistemas de Posicionamento Global (GPS), entre outros ramos. Tal perspectiva consegue turvar as mentes de alguns jovens pesquisadores. Trazer elementos que distingam o Geoprocessamento de outros ramos geotecnológicos é o objetivo deste texto. Para acesso inicial ao tema cita-se o capítulo 4 do livro Sistemas de Informação Geográfica – SIG e Cartografia – em Loch, R.E.N.; 2006. Para iniciar as presentes considerações, observe-se a afirmação:

…Geoprocessamento é um conjunto de técnicas computacionais que opera sobre bases de dados (que são registros de ocorrências) georreferenciados, para os transformar em informação (que é um acréscimo de conhecimento) relevante…” (Xavierda-Silva, J.; 2001; p.12-13)

por Jorge Xavier da Silva | Professor Emérito da UFRJ

Para ter acesso ao artigo completo clique aqui.
Facebook
Twitter
LinkedIn
[activecampaign]